D. Gray-man é uma história de ação que tem como chave principal o exorcismo. O enredo se desenvolve por meio do protagonista Allen Walker, exorcista que nasceu com uma arma sobrenatural em seu braço esquerdo, que pode fazer com que a alma dos “akumas” (demönios) seja purificada e “descanse em paz”.
Allen Walker
Protagonista da aventura, Allen Walker tem uma arma em seu braço esquerdo que forma uma relação de simbiose com o restante de seu corpo. Tem também o cabelo branco e uma cicatriz de pentagrama no olho esquerdo, resultados de uma tentativa frustrada de ressuscitar seu pai adotivo.
Akuma
Arma viva criada pelo Conde do Milênio. Quando uma pessoa morre, o Conde do Milënio é capaz de aprisionar seus espíritos dentro de uma máquina usando seus cadáveres como chamariz. O espírito é obrigado então a obedecer o conde por toda a eternidade. Akuma, que possui a forma de um coração metálico formado por várias chapas disformes e canhões. Seu “sangue” é convertido em balas, que contêm um vírus letal.
Noiva
No dia do casamento, um lustre gigante cai sobre sua cabeça, e ela morre na hora. Aproveitando a dor do noivo, o Conde do Milênio aparece e oferece uma solução: trazer sua alma de volta para um novo esqueleto. Como conseqüência, a alma da noiva passa a pertencer e servir ao Conde, matando o noivo e “vestindo” seu couro.